No #vamosfalardearquiteturaescolar de hoje, trazemos o assunto do ambiente escolar como protagonista da prática pedagógica que acontece neste espaço.
Alguns estudos o consideram o Terceiro Professor, que complementa a presença do próprio professor e do material pedagógico.
É fato que o espaço, seja ele escolar ou qualquer outro (sua casa, seu escritório) tem grande influência na produtividade das pessoas que ali estão, na forma como elas se sentem, como interagem com os demais e com o próprio espaço.
Não poderia ser diferente quando tratamos de Arquitetura Escolar.
O ambiente de ensino está totalmente ligado à pedagogia ali aplicada, e hoje temos muitas e muito diferentes umas das outras, e ao desempenho dos alunos e professores no momento do ensino.
Diversos fatores arquitetônicos influenciam para que um espaço seja considerado de qualidade: iluminação, ventilação, cores, insolação natural, texturas, materiais, cheiros, fluxos, alinhamentos...
Mas também estar de acordo com o uso específico é fundamental porque cada uso sugere e demanda um projeto: uma biblioteca não teria seu uso facilitado se os livros estiverem empilhados ou fechados em caixas ou armários com portas.
Saber pensar no espaço e fazer com que ele proporcione o sucesso do seu uso, o melhor desempenho possível dos seus usuários e, especialmente, a satisfação de todos, não só melhora o aprendizado como também gera clientes e funcionários mais felizes e satisfeitos, mais produtivos, melhores!
Para a educação atual, onde interação e convívio são tão fundamentais, o Espaço Escolar não pode ser deixado de lado. É muitas vezes o diferencial que a sua instituição pode apresentar aos clientes e futuros clientes da sua escola!
Conte conosco para melhorar seus ambientes de ensino!
Um abraço, até a próxima.
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